Reprodução Humana

ANOVULAÇÃO

Vocês já ouviram falar sobre Anovulação? Esse é nome dado à falta de ovulação e, é, sobre isso que quero falar hoje.

Essa condição ocorre devido a uma alteração hormonal, ou seja, quando a liberação do óvulo pelo ovário não acontece, e pode ocorrer em 70% dos casos, sendo uma das principais causas de infertilidade feminina. Entre as causas da Anovulação temos a síndrome dos ovários policísticos, baixo peso, obesidade, intensa atividade física e por longos períodos, e alterações da tireóide.

Para mulher identificar a Anovulação em seu corpo, ela deve notar a falta de menstruação, ou alguma alteração muito significativa no fluxo. Esses são os sintomas mais relevantes. No entanto, esse quadro pode ou não trazer riscos à saúde da mulher. Entenda, é muito importante perceber qualquer alteração no ciclo menstrual e procurar o seu médico. Em alguns casos, a Anovulação, pode estar relacionada a tumores que devem ser tratados o quanto antes.

O tratamento é específico para cada caso, assim que o diagnóstico for dado já se inicia. Na maioria dos casos a situação é revertida com sucesso. Por isso a importância de se manter atenta aos sinais dos seu corpo. Não hesite em nenhum momento pela procura de um especialista.

Cuidar da saúde só nos faz bem!