Reprodução Humana

INFERTILIDADE MASCULINA


A infertilidade também atinge os homens. Quando um casal está tentando engravidar e não há sucesso depois de um ano de tentativas, é preciso investigar tanto a saúde da mulher quanto a do homem. As alterações masculinas afetam 30% dos casais com dificuldade de concepção e para maioria dos casos tem tratamento. Neste post, eu comento as principais causas da infertilidade masculina. 

O espermograma é o exame mais eficaz para identificar as causas que podem estar relacionadas à infertilidade. Depois desse teste, conseguimos avaliar a quantidade de espermatozoides que está sendo produzida, a qualidade e a capacidade de chegar ao óvulo (motilidade). 

? A Varicocele é uma das principais causas de dificuldade de concepção no homem. Ela acontece quando há dilatação dos vasos sanguíneos presentes nos testículos, o que pode ocasionar o aumento da temperatura no local, e isso prejudica a produção e a qualidade dos espermatozoides. Para a correção do problema, é indicada uma cirurgia.

? A oligozoospermia é caracterizada pelo baixo número de espermatozoides encontrados no sêmen, um valor inferior a 15 milhões por mL. Pode ser transitória ou permanente. As principais causas desse problema são: inflamações nos testículos, alterações hormonais e genéticas.

? Já a azoospermia pode ser classificada em dois tipos: obstrutiva, quando há algum fator impedindo que o sêmen passe pelo canal ? e a não obstrutiva, em que não há produção da substância. O tratamento pode ser realizado através da aspiração de espermatozoides através do epidídimo (PESA) ou punção de espermatozoides através do testículo (TESA). Caso seja constatada a ausência total do mesmo, o casal pode optar pela doação de sêmen.

? A vasectomia é um procedimento cirúrgico que interrompe a circulação dos espermatozoides. É um método contraceptivo eficaz, duradouro e relativamente simples. Nesse caso, há duas opções: reversão da técnica ou fertilização in vitro. 

? Os fatores comportamentais também podem influenciar na fertilidade do homem. O tabagismo, o estresse, a obesidade e o uso excessivo de álcool e drogas reduzem a quantidade de espermatozoides e afetam diretamente o funcionamento e a qualidade dos gametas masculinos. Além disso, a prática sexual sem o uso de preservativos pode levar à infertilidade quando há propagação das doenças sexualmente transmissíveis, resultando em infecções testiculares. 

Portanto, é fundamental a avaliação médica do casal e não somente da mulher. Procure sempre um especialista nessa área. #gracielamorgado #saúde #saudedohomem #infertilidade #infertilidademasculina #saudedamulher #gestação #gestaçãosaudável #tratamentoinfertilidade